ES PT
PE Labellers news
Noticias

Soluções locais com tecnologia mundial

DOWNLOAD PDF

A P.E. Latina completa 10 anos de atividades no Brasil fornecendo tecnologia de ponta aos engarrafadores de bebidas

 

Em 2016, a P.E. Latina completou 10 anos de operação no Brasil, tendo participação importante na estratégia de internacionalização do Grupo P.E. Labellers, empresa italiana com mais de 40 anos de mercado, especializada na produção de rotuladoras rotativas e lineares. A forte vocação para os mercados internacionais é confirmada pelo fato de que 95% da produção anual (mais de 400 rotuladoras) hoje é exportada.
Em sua chegada ao Brasil o grande desafio foi desenvolver a marca e posicionar a P.E. como referência na escolha de equipamentos para rotulagem.

“Com o nosso portfólio de produtos, posicionamos a P.E. Latina como a empresa mais completa do Brasil nessa área”, garante Federico

“Foram 10 anos desafiadores durante os quais tivemos que quebrar paradigmas e conquistar a confiança do mercado”, lembra Federico Visentini, diretor geral da empresa no Brasil, responsável pela instalação da P.E. Latina no país.
Com fábrica em Embú das Artes, em local privilegiado e de fácil acesso para estradas e a poucos quilômetros da cidade de São Paulo, a P.E. Latina produz cerca de 100 rotuladoras por ano e já conta com mais de 800 rotuladoras instaladas entre a linha de produtos fabricados no Brasil (rotuladoras lineares autoadesivas, lineares roll-fed a cola quente e maquina e túneis para rótulos termoencolhíveis) e equipamentos importados, com todas as tecnologias de aplicação.
Os dois elementos fundamentais para a forte atuação no Brasil são, de um lado fazer parte de um Grupo internacional em expansão, podendo contar com investimentos em P&D que possibilitam constante produção de novas soluções e, do outro lado a atuação local, com foco nas necessidades e oportunidades do mercado brasileiro.
“Temos um portfólio completo de produtos lineares e rotativos em todas as tecnologias de aplicação, posicionando a P.E. Latina Labellers como a empresa mais completa do Brasil nessa área”, garante Federico.
Para vencer os desafios, conquistar e manter clientes em um mercado muito competitivo é necessário garantir tecnologia, qualidade, serviços e atenção no relacionamento com o cliente.
“Tudo isto somado ao comprometimento e dedicação de nossa equipe de funcionários e colaboradores nos permitiu um crescimento constante, nos últimos anos e o posicionamento da empresa como um dos líderes na área de rotulagem no Brasil”, diz o executivo da P.E. Latina no Brasil.

Soluções locais com tecnologia mundial

Buscando sempre identificar e antecipar as mudanças do mercado, a empresa adapta suas soluções para cada segmento industrial.
Nos últimos anos desenvolveu um trabalho importante para adequar os equipamentos às normativas locais, como a NR12. Atualmente, todos os equipamentos vendidos no Brasil, inclusive os importados, estão completamente adaptados aos padrões exigidos por essa norma.

” Gostaria de ressaltar que equipamento simples e de baixa produção não significa baixa qualidade, já que o padrão de qualidade é o mesmo para toda a linha de produtos”, explica Federico Visentini.
Em 2016, uma das grandes preocupações da indústria de bebidas foi a redução de custos através da racionalização dos processos produtivos e aumento da automação.
“Em alguns segmentos industriais observamos um aumento da demanda por soluções compactas que visam reduzir o espaço aumentando a eficiência da linha, como por exemplo nas linhas de produção blocadas. Trabalhamos em parceria com alguns fabricantes globais de linhas completas que integram nossos equipamentos nas próprias linhas, as vezes oferecendo soluções blocadas, como por exemplo no caso do Tribloco para linhas PET com sopro-rotulagem -envase na mesma máquina. Isto é possível graças a confiabilidade da tecnologia roll-fed Adhesleeve P.E. Latina que utiliza um rótulo bopp em bobina pre-adesivado: toda a eficiência de uma rótuladora autoadesiva linerless para aplicações roll-fed”, explica Federico.

Fábrica da P.E. Latina em São Paulo produz mais de 100 rotuladoras por ano e já tem mais de 800 rotuladoras instaladas

Fábrica da P.E. Latina em São Paulo produz mais de 100 rotuladoras por ano e já tem mais de 800 rotuladoras instaladas

Inovação

Graças ao desenvolvimento de equipamentos modulares, versáteis e ao aumento da utilização da eletrônica, como por exemplo no caso do posicionamento ótico das embalagens para aplicação do rótulo em uma determinada posição, a P.E. tem condição de atender qualquer demanda da indústria de bebidas em relação a decoração de embalagens.
A versatilidade permite ao cliente mudar as embalagens e os rótulos ao longo do tempo com um investimento pequeno, podendo até trocar a tecnologia de aplicação, migrando por exemplo de cola fria a autoadesivo.
E isso é possível graças aos equipamentos da linha Modular Top que podem utilizar diversas tecnologias de aplicação (estações cola fria, autoadesiva, cola quente, Adhesleeve instaladas sobre carrinhos intercambiáveis).
A Adhesleeve é uma tecnologia diferenciada, extremamente limpa e sustentável, que utiliza o rótulo adesivado, com eficiência de 99%. A Adhesleeve já rotulou a garrafa mais leve do mercado, nesse caso em uma linha com velocidade de 42 mil garrafas por hora. Para o mercado tradicional, a empresa oferece, entre outras soluções, a Roll-Line, muito utilizada para água mineral e outras bebidas com velocidade até 22 mil garrafas por hora.
Outra tendência apontada pela empresa é o aumento da tecnologia autoadesiva na indústria de bebidas em detrimento da tecnologia com cola fria.
Para manter o crescimento no mercado brasileiro, a empresa segue firme uma estratégia baseada em alguns eixos principais, como o foco no cliente, melhoria contínua de processos e produtos, além de um eficiente programa de redução de custos, expansão da rede comercial e das parcerias com outros fabricantes locais de equipamento e linhas de envase.
Além disso, a crise atravessada pelo Brasil tem seus aspectos positivos porque força o empresário a buscar soluções que entreguem eficiência, flexibilidade e redução de custos, atributos que fazem parte dos equipamentos oferecidos pela P.E. Latina. Outro ponto favorável da empresa é o serviço pós venda e o rápido tempo de resposta, segundo o executivo. Isso facilita os negócios da empresa, mesmo em momentos adversos da econo-mia. “É uma questão de competitividade, que só é possível graças a solidez e o know how de nossa matriz e o trabalho de uma equipe local totalmente comprometida e muito capacitada”, finaliza o executivo.

Principais pontos que fazem da P.E. Latina uma referência no setor de equipamentos para rotulagem

• Inovação constante e antecipação das tendências do mercado
• Uma sólida e avançada tecnologia, que se renova constantemente graças aos investimentos e à busca de melhoria continua
• Qualidade de aplicação, flexibilidade e versatilidade dos equipamentos
• Equipamentos robustos que garantem uma ótima durabilidade junto à relativa facilidade de utilização por parte dos operadores: máquinas seguras e praticas
• Baixo custo de manutenção
• Serviço pós venda focado em resolver os problemas dos clientes em tempos sempre mais rápidos
• Ótima relação qualidade/preço (ou custo-benefício)